No dia 01 de fevereiro de 2013, um avião de passageiros com destino a Paris, caiu logo após decolar do aeroporto de Portela, em Lisboa. O acidente abalou o país e o mundo, deixando 7 mortos e vários feridos graves.

Ainda que as autoridades tenham iniciado rapidamente a investigação, a causa do acidente não foi descoberta de imediato. Com o passar do tempo, foi se revelando que a tragédia aérea foi causada por uma falha técnica na aeronave. O piloto, que era experiente, não conseguiu manter o controle do avião e o mesmo caiu na água.

A tragédia, porém, não ficou somente nas sete vidas que foram perdidas nessa fatídica noite. A partir do acidente, as companhias aéreas e as autoridades reguladoras passaram a se preocupar muito mais com a segurança dos passageiros. Novas regulamentações foram implementadas, tecnologias mais modernas foram desenvolvidas e muitos investimentos passaram a ser feitos para garantir a segurança dos voos.

Ainda que a tragédia tenha deixado marcas profundas naqueles que perderam os seus entes queridos, ela também trouxe importantes lições. A segurança da aviação passou a ser uma prioridade e a investigação do acidente aéreo de 01 de fevereiro de 2013 foi um exemplo de como é possível aprender com as tragédias para prevenir futuras ocorrências.

A investigação, aliás, foi um dos pontos altos do pós-acidente. As autoridades responsáveis fizeram um trabalho minucioso para descobrir a causa do acidente e, mais uma vez, foi possível comprovar a importância da segurança e da prevenção. As conclusões da investigação foram divulgadas à sociedade e puderam contribuir para que falhas como essa não ocorram novamente.

Por fim, é importante destacar como esse trágico episódio foi marcante na história da aviação. A partir dele, as companhias passaram a olhar de maneira mais responsável para a segurança dos passageiros e os investimentos nessa área aumentaram significativamente. A segurança nas viagens aéreas passou a ser uma prioridade e a partir do acidente aéreo de 01 de fevereiro de 2013, a aviação se tornou ainda mais segura.